quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meu Memorial Reflexivo

Construir um memorial através da reflexão sobre um pedacinho de suas conquistas é algo que nos faz expandir, o que as vezes não nos parece real, algo que ao olhar relata um fato que apenas aconteceu com alguém, no nosso cotidiano deveríamos sempre nos “invadir” e escrever pequenas linhas sobre o que pensamos ou o que almejamos e sentimos, torna-se um pouco intimo de nós mesmo, e participar deste curso foi de grande valia para minha formação por ser apenas uma iniciante na função de educadora, primeiramente ter contatos com pessoas experientes, aquelas que pesam o meu olhar em um profissional de grande importância, a minha inserção neste curso trouxe ate mim a especulação de não só ver, mas de também entender que temos muito ainda a aprender e a conhecer.
Aprendi que nem tudo que parece ser fácil está inútil para se ter novas descobertas, me envolvo em muitas tecnologias utilizadas em nossa sociedade, porem, ainda pude ver que existe muito a ser explorado por mim, admiro conhecer profissionais que iniciaram sua carreira apenas com um quadro e um giz na mão, estes tiveram o privilégio de ter uma nova forma de ensinar usando assim os novos recursos, facilitadores e estimuladores da educação, ainda assim sabem como administrar seus conteúdos sem tal recurso, os iniciantes desta função entra neste caminho com a inovação em suas mãos, nem sempre alguns irão saber como dominar seu trabalho sem uso das tecnologias, e é isto que nos instiga reforçar o nosso discurso que todo o âmbito escolar deverá predominar o uso de recursos tecnológicos, para que os novos educadores possam promover o que a eles foram ensinados, as faculdades para os educadores os entregam para sua função com este intuito: ensinar com o uso do que o mundo e a sociedade hoje nos tem em mão.
Durante o curso conheci novos métodos, não só de ensino mas também de como aprender, minhas dificuldades foram apenas na execução de atividades, precisamente pela falta de tempo em relação aos prazos estabelecidos, apesar de ser bastante claras o que se retratava nos exercícios, muitas vezes foi exaustivo a repetição de tarefas, entretanto foi gostoso descobrir o que ali, em determinadas atividades pude presenciar, não mudou muito em relação ao que já era utilizada em minha função, a inserção de uso de tecnologias nas aulas, sempre foi de mensurável importância em algumas disciplinas, ainda assim pude reforçar o métodos de utilização.
Contudo nunca havia refletido sobre a importância e o papel das tecnologias inseridas na educação, e com o curso das “TICS”, reavaliei muito meu conceito de considerar que ela ainda será o principal norte para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário