quinta-feira, 8 de julho de 2010

Análise, planejamento e execução de aula com material digital


Disciplina: Ensino Religioso
Público Alvo: 2º ano
Cursista: Neila de Farias Gomes
Duração: 1 aula



CONTEÚDO: A Parábola do filho Pródigo..

HABILIDADES: Perceber a importância dos escritos sagrados e narrativas orais para as denominações religiosas.

COMPETÊNCIAS: Ser capaz de compreender as informações, a fim de entender a importância dos conhecimentos das escritas sagradas.


SITUAÇÃO DIDÁTICA: Iniciar ressaltando a importância de valorizar a família e a Deus, discutir sobre a real importância do dinheiro em nossas vidas.
Introduzir um pequeno filme onde nos mostra a historia do filho pródigo.
Este será apresentado em data show, através de imagens retiradas do Youtube.
YouTube - A Parábola do Filho Pródigo

Em seguida discutir o filme com os alunos e a partir de questões vamos aproveitar para refletir sobre o que podemos aprender com as pequenas historias bíblicas.
• Quem era o filho que tinha mais ganância sobre o dinheiro? (explicar o que é ganância)
• O que acontece quando acaba o dinheiro? ( falar sobre falsas amizades)
• O que ele comia fora de casa? (falar sobre a importância de valorizar o que temos na mesa)
• Quando ele volta pra casa? ( falar sobre o perdão do pai)
• O que seu irmão diz? ( a importância de amar nossos irmãos)
• Falar sobre o que podemos levar desta historia

ATIVIDADE EM SALA: Alunos irão desenvolver desenhos que mostrem aquela historia, em seguida farão um painel com palavras que encontramos importantes para nossa vida dentro da parábola como; Perdão, amizade, família, irmão, etc..

AVALIAÇÃO: Será feito através da discussão feita após o filme e a atividade desenvolvida na sala.

RECURSOS UTLIZADOS: Bíblia sagrada, textos xerocados, sites de internet:
WWW.youtube .com.br
• datashow
• computador

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

WWW.YOUTUBE.COM.BR
Biblia sagrada

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meu plano de aula da unidade II


Planejar uma aula usando o hipertexto foi muito prático, foi experiencia rica para novos metodos de pesquisa, vivenciar com as novas tecnologias em uma sala de 2º ano do ensino fundamental é sempre uma descoberta aos pequeninos.
A atividade iniciou-se com textos ilustrativos em seguida ao apresentar em slides usando o recurso do data show foi esplendoroso, os olhinhos daqueles alunos espantavam de uma euforia a fim de conhecer essa fonte de conhecimento a aprendizagem foi muito proveitosa, nenhuma dificuladade foi apresentada não coseguimos registrar a aula devido nao estar com material em mão no momento porém o conhecimento adquirido em uma aula diferenciada se entorna em qualquer registro visual. O conteúdo foi na aula de ciencias sobre "Descobrindo o nosso corpo", conhecemos e estudamos este conteudo em outra disciplina tambem, nas aulas de Lingua Portuguesa usamos nossa intepretação de cenas e construimos um texto coletivo em produção coletiva, nesta aula aprendi as diversidades que existe no ensinar e no aprender, conhecimentos que se conquista em qualquer parte da educação sendo ela atraves de recursos convencionais ou mesmo em atuais e inovadores.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aprendizagem com o hipertexto!!


O HIPERTEXTO

Vejo o Hipertexto como um riquíssimo centro de informações e de conhecimentos adquiridos no mundo digital que a anos já vivemos.
São textos que introduzem imagens e paisagens que norteiam diferencialmente uma determinada pesquisa, através do wikipédia podemos encontrar em única pagina vários textos interligados em diversas áreas do conhecimento e também em varias definições, links que nos possibilita uma vasta e ao mesmo tempo ponderada na busca das definições de um certo assunto a ser explorado.
O Hipertexto nos menciona a diferenciar a aprendizagem, a elaboração de outros textos e também de orientar na busca de novas metodologias através das tecnologias ali já encontradas, como os microfilmes, as janelas abertas para novas paginas de internet dentre outras que já são exploradas nos métodos de aprendizagem. Portanto conhecer novas fontes e esta que no impulsiona, a saber, e a procurar mais recursos é surpreendente para nós professores, o Hipertexto veio para interagir novas informações em novos recursos propondo relacionar os novos métodos com a conquista de novos conhecimentos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cheguei nesta área também!!!


Olá!!!!

Meu nome é Neila...

Professora do ensino infantil, iniciante desta função, apesar de ser recém formada, parece que conheço esta função a tanto tempo... na verdade nunca estive dentro dela, porém estive tão perto, vendo tudo através de profissionais experientes na área que me fizeram está presente nas particularidades da profissão de educador.
Então está sendo gostoso fazer parte dela agora, sou um instrumento desta função!!!